quinta-feira, 26 de março de 2015

Poética em fotos


Minha mala
Tania Porto
Mikonos, 13 de maio de 2015
O que trazer na bagagem?
A visão do por do sol, a imensidão do mar!
As cores dos pássaros,
os detalhes da história ouvida!

O que guardar nos compartimentos da mala?
A turquesa dos mares,
a perfeição das obras milenares,
as formas da natureza!

Será que cabe na mala
a maneira educada e cordial das pessoas?
A sensibilidade das mãos que trabalham
para embelezar os detalhes da vida?

Será que a mala comporta
falas e músicas capturadas pelos ouvidos?
Onde guardar tudo que os olhos,
a memória e a percepção fotografaram?

Será que esta mala tem espaço
para tanta beleza, singeleza e sensibilidade da vida?

Como fazer para não perder o que trago na bagagem?
















Abraços Tania (Cassino/RG, jan. 2005)

Um abraço poesia,
um abraço inspiração.
Um abraço para o amigo
da nova geração.
Abraços carinhosos,
abraços iluminados
nos braços que envolvem
e tocam o coração.
Um abraço tesão,
um abraço fraterno
para o amor que vem vindo
trazendo emoção.
Abraços e afetos
que desvelam sentimentos,
despertando os corpos
que se escondem na razão.





Ah, se eu pudesse... Tania M. E. Porto (Pelotas, abril. 2005)

Ah, se eu tivesse a certeza
de um dia contigo contar,
já teria me aberto
para tudo compartilhar.

Ah, se eu soubesse
como é bom te beijar,
já teria contigo
buscado espaços para amar.

Ah, se eu conhecesse
o fundo dos teus olhos,
já teria entendido a verdade
que tanto procuras me mostrar.

Ah,  se eu pudesse
te buscaria na  estrelada noite
em busca da poesia sorvida
nos caminhos dos açoites.

Ah,  se eu pudesse
agora te apertaria em meu peito,
compartilhando especial carinho
com o homem plural que me deito.

Ah,  se eu pudesse
te envolveria em um abraço,
sorvendo o amor que me tens
em atitudes de aconchego.









Amanha é outro dia  Tânia Porto, Canasvieiras, Flopis/SC. abril  2014

O sol se põe, as nuvens se vão.
 Amanha é outro dia

Os cachorros correm em liberdade pela praia
Os casais enamorados trocam juras de amor
Amanha é outro dia

As gaivotas em voos rasantes
pelo mar se espalham
Amanha é outro dia

Dia de gaivotas, de sol, de nuvens
e de enamorados na praia.
Amanhã é outro dia

É um dia especial para quem aqui chegar.
É um dia especial para quem aqui quiser apreciar

É um dia especial para de outro entardecer a gente se enamorar.




Como eu quero contigo... Tânia M. E Porto (abril de 2005)

Como eu quero de ti me aproximar
para as distâncias podermos cortar.

Como eu quero contigo caminhar
e ir pro mar as conchas catar.

Como eu espero voltar a te encontrar
e podermos novamente dançar.

Como eu quero contigo procurar
os caminhos do mar que sempre estão a nos encantar.

Como eu anseio te ver e namorar,
para rapidamente voltarmos a beijar.

Como eu espero contigo inventar histórias,
que na cama nos levem tranquilamente a voar.

Como eu quero contigo brincar
e, muito alegre, poder-te “enrolar”.

Como eu quero contigo acordar
e podermos livremente amar.

Como eu quero contigo estar,
para novamente nos sentirmos iluminar.

Então,
Como eu quero contigo ficar,

para nas águas da vida podermos velejar.





Então eu deixo correr 
Tânia Porto, 16/04/2008 (para minha filha amada)

Embora algo em ti em mim fique,
 deixo-te ir, amor.

Embora algo de mim em ti fique,
escoando minha dor.

Passas pela minha vida
deixando brilho, alegria, carinho e emoção.

Corres pela tua vida
buscando espaços de luz, amor e felicidade.

Então deixo-te ir porque não és minha.
És da vida que te ajudei a enfrentar.
És da vida que te ajudei a entender.

Então deixo-te levar pela vida que corre

E pela vida que te cria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário